Resultados da Qualidade da Água

Transparência e Qualidade ao Seu Alcance.

Na Águas de Ourém, o compromisso com a qualidade da água que fornecemos é uma prioridade. Para assegurar a transparência e informar os nossos clientes sobre a segurança e características, divulgamos regularmente os resultados das nossas análises. 

Divulgação dos Resultados 

Frequência

  • Trimestral: Resumo das análises e tendências observadas ao longo de cada trimestre, por zona de abastecimento e zona de entrega em alta.

Acesso aos Resultados

  • Online: Os resultados das análises são divulgados trimestralmente neste site. Pode aceder aos relatórios mais recentes e históricos diretamente aqui.  

Benefícios da Divulgação Regular

  • Transparência: Mantemos os nossos clientes informados sobre a qualidade da água.
  • Segurança: Garantimos que a água fornecida está dentro dos padrões de qualidade exigidos.
  • Confiança: Fortalecemos a confiança dos nossos clientes através da divulgação aberta dos resultados. 

Os Municípios são responsáveis no seu âmbito territorial, por assegurar a qualidade de água distribuída à população através de qualquer rede de distribuição. No caso do Município de Ourém foi delegada, por concessão, a responsabilidade desta gestão à Be Water – Águas de Ourém. A vigilância sanitária é da responsabilidade da Autoridade de Saúde Concelhia. A água deve estar apta ao consumo no ponto de entrega ao consumidor.

No Concelho de Ourém existem 12 zonas de abastecimento (ZA) e 2 pontos de entrega em alta. Os resultados da qualidade da água trimestrais são apresentados por zona de abastecimento.

Identifique a sua freguesia no quadro abaixo e aceda à(s) Zona(s) de Abastecimento, correspondente:

Concelho de Ourém

Freguesia

Zona de Abastecimento (Z.A.)

Freguesia Alburitel

Z.A. Valada

Freguesia Atouguia

Z.A. Fátima - Caridade

Freguesia Caxarias

Z.A. Caxarias
Z.A. Casal Ribeiro
Z.A. Carvalhal
Z.A. Pinheiro

Freguesia Espite

Z.A. Espite

Freguesia Fátima

Z.A. Fátima
Z.A. Fátima - Caridade

Freguesia Nossa Senhora da Piedade

Z.A. Fátima - Caridade
Z.A. Pinheiro

Freguesia Nossa Senhora das Misericórdias

Z.A. Fátima
Z.A. Fátima - Caridade

Freguesia Seiça

Z.A. Valada
Z.A. Fátima - Caridade
Z.A. Pinheiro
Z.A. Caxarias

União das freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais

Z.A. Caxarias
Z.A. Freixianda
Z.A. Quebradas
Z.A. Casal Ribeiro
Z.A. Carvalhal

União das freguesias de Gondemaria e Olival

Z.A. Olival
Z.A. Pinheiro

União das freguesias de Matas e Cercal

Z.A. Olival
Z.A. Matas
Z.A. Espite

União das freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos

Z.A. Olival
Z.A. Caxarias
Z.A. Casal Ribeiro
Z.A. Carvalhal

Freguesia Urqueira

Z.A. Olival
Z.A. Caxarias
Z.A. Carvalhal

Relatórios Anteriores

Pretende consultar um relatório de algum trimestre anterior, que não se encontre disponível, sobre a qualidade da água que a Águas de Ourém distribui em todo o concelho, envie-nos um pedido a solicitar o que pretende para o seguinte endereço de email:
qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt

Perguntas Frequentes

A água destinada ao consumo humano distribuída, pela Águas de Ourém, apresenta uma excelente qualidade.

O controlo da qualidade da água é realizado através de um conjunto de ações de avaliação da qualidade da água realizadas com carácter regular, de acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto, estabelece o regime da qualidade da água destinada a consumo humano.

Para isso, utilizamos processos técnicos muito rigorosos, nomeadamente a realização de análises de água em laboratório acreditado externo considerado apto pela ERSAR e com procedimentos de gestão da qualidade implementados.

O controlo da qualidade da água inclui a análise de mais de 50 tipos de parâmetros, entre eles parâmetros microrganismos, físico-químicos substâncias indesejáveis e/ou tóxicas (como por exemplo nitratos, pesticidas e metais).

Este controlo é efetuado desde a origem (pontos de entrega em alta e captações), após a etapa de tratamento, reservatórios, condutas, até aos locais de consumo, nomeadamente torneira dos consumidores e de acordo com os requisitos legislados, aprovados e inspecionados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Pode beber água da torneira com toda a confiança.

A dureza da água está relacionada com a presença de Cálcio e Magnésio. O grau da dureza é verificado pela concentração de carbonato de cálcio na água.

As águas são vulgarmente classificadas de acordo com o seu grau de dureza, da seguinte forma:

Dureza

Água muito doces ou macias
Água Moderadamente Dura
Água duras
Água muito duras

CaCO3

0 a 60 mg/L
60 a 120 mg/L
120 a 180 mg/L
>180 mg/L

Os níveis de dureza da água de abastecimento distribuída pela Águas de Ourém, atingem valores de ordem dos 31mg/L (Valores do PCQA de 2023), com a classificação de “muito doce ou muito macia”.

Para programar a sua máquina de lavar louça ou roupa deve ter em conta as características indicadas na tabela que a acompanha. De uma forma geral, considera-se água dura a que necessita de quantidades consideráveis de sabão para produzir espuma, e que, quando aquecida, forma incrustações em caldeiras e outros materiais. A dureza da água, quando elevada, conduz à formação de depósitos incómodos.

A água é um produto alimentar, mesmo no congelador a sua qualidade pode alterar. Regularmente faça novos cubos de gelo com água fresca.

Sempre que detetar alguma anomalia na cor, no sabor, cheiro ou aspeto da água da rede pública, deverá contactar a Águas de Ourém, através dos contactos abaixo.

Convém saber que o cloro é um agente desinfetante utilizado no tratamento da água para consumo público, em pequenas quantidades que não são prejudiciais à saúde humana, que visa eliminar os microrganismos nocivos (bactérias) à saúde, e evitar doenças. Se o cheiro a cloro for detetável poderá colocar a água da torneira num recipiente em vidro e aguardar uns minutos ou armazenar o mesmo no frigorífico durante um período não superior a 24 horas, ou adicionar gelo ou algumas gotas de limão antes de beber. São medidas simples e fáceis, habitualmente suficientes para eliminar qualquer cheiro desagradável, dado que o cloro se evapora facilmente. Contudo e se apesar destas medidas o cheiro ainda permanecer muito forte, não hesite em entrar em contacto connosco.

Contactos:

Telefone: 249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional), ou

E-mail: qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt.