Origem da Nossa Água
A água distribuída no Concelho de Ourém tem a sua origem superficial e subterrânea.
A água de origem superficial é proveniente da albufeira de Castelo de Bode (rio Zêzere), cuja exploração e gestão é responsabilidade da EPAL, e abastece as freguesias de Fátima e uma parte da Nossa Senhora da Misericórdias, que constituem a zona de abastecimento de Fátima, podendo também abastecer a freguesia da Nossa Senhora da Piedade, em condições excecionais, que integra a zona de abastecimento de Fátima-Caridade.
A localidade de Quebradas de Baixo, localizada na união de freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, é abastecida por água fornecida em alta, pela entidade gestora APIN (Empresa Intermunicipal do Pinhal Interior, E.I.M., S.A.).
A origem da água que abastece as restantes freguesias do concelho é subterrânea e captada em 17 captações distribuídas pelo concelho de Ourém.
A água destinada a consumo humano é submetida a um tratamento e a um controlo de qualidade para proteção da saúde dos consumidores nas 10 estações de tratamento de água (ETA) existentes no concelho de Ourém. Estas instalações contêm equipamentos para a correção e monitorização do pH da água, e para desinfeção da água e medição do nível de cloro em contínuo.
A rede de distribuição tem uma extensão aproximada de 1.127 km.