Precisa de Ajuda?
Perguntas Frequentes Gerais

Contratação

Necessita de apresentar os seguintes documentos:

  • Impresso “Pedido ligação à rede pública de abastecimento de água”
  • Título válido para ocupação do imóvel (ex. contrato de arrendamento inscrito no portal da Autoridade Tributária (caso aplicável), caderneta predial urbana atualizada ou alvará de construção (no caso de obras))
  • Documento de identificação
  • Certidão Permanente (quando aplicável)
  • Morada para envio de faturas e correspondência
  • Contactos de telefone e de e-mail
  • Planta de localização à escala 1/2000 (no caso de obras)

Pedido de ligação – alteração de titular:

Para situações em que a instalação já possui um contador associado e deseja alterar a titularidade, além dos documentos acima mencionados, é necessário indicar o número do contador associado à instalação e a respetiva leitura a qual poderá ser recebida através do envio de uma foto do próprio contador.

Pedido ligação rede pública de abastecimento de água

Quando um contrato é rescindido, a Águas de Ourém precisa de se deslocar ao local de consumo para fechar a água. É necessário que a empresa tenha acesso direto ao contador.

Na impossibilidade de acesso ao contador do local de consumo, o titular do contrato continuará responsável pelos encargos entretanto decorrentes e a rescisão do contrato não poderá ser efetuada. 

Para atualizar os dados do contrato, dirija-se à nossa loja de Águas de Ourém (atendimento ao público):

Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 66 D – Loja A
2490-548 Ourém
Horário de Atendimento: Dias úteis das 9h00 às 16h00

Pode rescindir o seu contrato na loja de atendimento ao público da Águas de Ourém.

Para a rescisão, certifique-se de que tem consigo os seguintes elementos:

  • Leitura do contador;
  • Identificação do titular do contrato;
  • Morada para envio da última fatura;
  • No caso de se tratar de uma moradia, é necessário o comprovativo de imóvel desabitado (por exemplo, comprovativo rescisão da eletricidade).

Nota: É necessário liquidar quaisquer dívidas associadas ao titular antes de rescindir o contrato.

Para efetuar a leitura do seu contador, não deve fazer a diferença entre a leitura anterior e a atual, mas sim informar a totalidade do consumo conforme indicado no contador. 

É importante comunicar apenas os dígitos a preto/branco relativos aos metros cúbicos, e não os algarismos à direita (vermelho/branco) que correspondem aos litros.  

Poderá apresentar uma foto do próprio contador.

O contrato pode ser celebrado pelo titular ou por terceira pessoa, desde que acompanhada por uma autorização assinada pelo titular e pelo documento de identificação do mesmo. 

Um novo contrato não tem custos associados.

Nota: É necessário liquidar quaisquer dívidas associadas ao novo titular antes de celebrar um novo contrato.

Pagamentos e Faturação

A Tarifa de Disponibilidade da água é o valor aplicado em função do calibre do contador instalado e expresso em euros por cada 30 dias, durante o qual o serviço se encontra disponibilizado ao utilizador final, visando remunerar a entidade gestora por custos fixos incorridos na construção, conservação e manutenção dos sistemas necessários à prestação do serviço.

Nos termos da legislação em vigor, a faturação é mensal.

Para alterar a conta através da qual as suas faturas estão a ser pagas, pode utilizar os seguintes canais:

  • Na loja de atendimento ao público.

O prazo de pagamento (data de vencimento) da fatura vem especificado em todas as faturas.

Nota: O pagamento das faturas dentro do prazo evita o acréscimo de custos.

Se não pagar a sua fatura dentro do prazo, ao valor desta acresce o valor dos juros por atraso de pagamento e encargos relativos ao envio do aviso de corte (custos administrativos e portes de correio). 

Se não pagar a fatura e o aviso de corte, o abastecimento será interrompido. O pagamento dos valores em dívida, acrescidos do custo do Restabelecimento do serviço, só poderá ser efetuado na loja de atendimento da Águas de Ourém. 

O pagamento do documento após a data-limite, pode ser efetuado na nossa loja de atendimento ao público.

O nosso sistema informático dispõe atualmente do serviço “encontro de contas”, com o objetivo de facilitar os pagamentos, proporcionando maior comodidade aos utilizadores, por conseguinte, se à data de emissão de um qualquer documento/fatura, o documento referente ao mês imediatamente anterior, ainda se encontrar por regularizar ou eventualmente pago em duplicado, o documento vai conter duas opções de pagamento:

  • Para pagar este saldo;
  • Para pagar esta fatura.

Estão disponíveis as seguintes formas de pagamento: 

  • Balcão de atendimento ao público da Águas de Ourém; 
  • Débito Direto (no caso de pagamento por transferência bancária, o cliente recebe a fatura com cerca de 15 dias de antecedência relativamente à data do débito em conta); 
  • ATM/Multibanco  
  • Payshop 
  • Lojas e Postos CTT 
  • Cheque ou Vale Postal

O pagamento da(s) fatura(s) em prestações dependerá sempre de uma avaliação prévia da Águas de Ourém.

O titular do contrato ou o seu representante legal poderá apresentar o seu pedido na nossa loja de atendimento ao público.

Importante: Em caso de ser aprovado um plano de pagamento em prestações, o valor da primeira parcela deverá ser pago no momento da celebração do acordo.

Para alterar ou atualizar os seus contactos, contacte-nos via Linha de Apoio ao Cliente ou na nossa loja de atendimento ao público.

Para alterar a forma através da qual faz o pagamento das suas faturas: 

  • Preencha o formulário “Alterar Faturação e Pagamentos”.  
  • Desloque-se a uma das lojas da Águas de Ourém. 
  • Formulário para Aderir ao Débito Direto

Para receber a Fatura Eletrónica:   

  • Preencha o formulário “Adesão Fatura Eletrónica” disponível no website; 
  • Visite a loja de atendimento ao público da Águas de Ourém;
  • No nosso Balcão Digital.

Para receber a Fatura em Papel:  

  • Visite a loja de atendimento ao público da Águas de Ourém;
  • No nosso Balcão Digital.

Leituras

Para comunicar a leitura do seu contador, não deve fazer a diferença entre a leitura anterior e a atual, mas sim informar a totalidade do consumo conforme indicado no contador. 

Nos meses em que há deslocação de um colaborador da Águas de Ourém, e para fazer cumprir o disposto no art.º 67.º do Decreto-Lei n.º 194/2009 de 20 de agosto, prevalece a leitura por ele registada. 

As leituras são sequenciais e a unidade de medida é o m³. 

Atualmente, a comunicação de leituras só pode ser efetuada através: 

  • Balcão Digital: Disponível 24h/dia, 365 dias/ano. 
  • Telefone: 800 100 126 (chamada gratuita) 

Em caso de dificuldade, contacte-nos. Estamos aqui para esclarecer as suas dúvidas. 

Para a sua leitura ser refletida no processo de faturação, deve comunicá-la na data exata indicada na sua fatura. Se comunicar depois desta data, a leitura só será considerada no próximo processo de faturação, desde que não haja uma leitura registada pela Águas de Ourém.

Como ler a sua fatura? 

A leitura que enviou pode não ter sido considerada na fatura pelos seguintes motivos:  

  1. A leitura foi comunicada fora do prazo indicado na fatura.  
  2. Quando existem leituras comunicadas pelo cliente e leituras recolhidas pelos técnicos da Águas de Ourém, é considerada a leitura registada pelo colaborador da empresa na data em que foi efetuada.  
  3. É importante comunicar apenas os dígitos a preto/branco relativos aos metros cúbicos, e não os algarismos à direita (vermelho/branco) que correspondem aos litros.  
  4. Poderá ter comunicado a leitura associada a um número de cliente incorreto. Confirme o número de cliente correto no canto superior esquerdo da sua fatura. 

Para a sua leitura ser considerada no processo de faturação, siga estas orientações: 

  • Registe a leitura na data exata indicada na sua fatura. 
  • Comunique os dígitos apenas à esquerda da vírgula, ou seja, os metros cúbicos. 
  • Pode comunicar a leitura através do Balcão Digital ou através da Linha Telefónica para Comunicação de Leituras 800 100 126 (chamada gratuita). 

O cliente pode sempre comunicar a leitura do seu contador, dentro do período mencionado na fatura, através da linha de apoio ao cliente 800 100 126 ou através do Balcão Digital, sendo a faturação efetuada com a leitura que nos foi comunicada. Nos meses em que existe leitura real por parte da empresa, é essa a que prevalece para efeitos de faturação. 

Quando se verifica que o consumo de água é elevado para além do consumo normal, é importante verificar se este é devido a um consumo real ou a existência de fuga na rede predial. 

Para despistar a existência de eventual fuga aconselha-se a, em período noturno, pois causará menos incómodo, fechar todas as torneiras, anotar a leitura e na manhã seguinte, antes de utilizar o serviço, verificar se o contador registou consumo. Se sim, então provavelmente poderá estar perante uma situação de fuga na rede interior, pelo que se aconselha proceder à sua deteção e consequente reparação. 

Em situações de comprovada rotura na rede predial, poderá solicitar o Tarifário “Roturas na rede predial”, para as situações, que não resultem de negligência e/ou manutenção insuficiente e carece de verificação técnica da Águas de Ourém, antes ou durante a reparação da rotura. Limita-se a uma aplicação anual, com um intervalo mínimo de 365 dias.

Tarifário de Água

Tarifários

O valor cobrado pelo consumo de água reflete-se na sua fatura mensal sendo este calculado com base nos metros cúbicos consumidos. Este valor é indicado na secção correspondente à água na sua fatura.

Faturação de serviços prestados pela Águas de Ourém referentes a água.
Faturação por conta do Estado, taxas/IVA.

Estas tarifas são discriminadas detalhadamente na sua fatura para total transparência.

Qualidade da Água

Caso pretenda efetuar análises de água contacte o serviço de qualidade de água da Águas de Ourém através dos seguintes contactos, para que lhe seja enviado um orçamento para o efeito:

Telefone: 249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional) ou

E-mail qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt,.

A água destinada ao consumo humano distribuída, pela Águas de Ourém, apresenta uma excelente qualidade.

O controlo da qualidade da água é realizado através de um conjunto de ações de avaliação da qualidade da água realizadas com carácter regular, de acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 69/2023, de 21 de agosto, estabelece o regime da qualidade da água destinada a consumo humano.

Para isso, utilizamos processos técnicos muito rigorosos, nomeadamente a realização de análises de água em laboratório acreditado externo considerado apto pela ERSAR e com procedimentos de gestão da qualidade implementados.

O controlo da qualidade da água inclui a análise de mais de 50 tipos de parâmetros, entre eles parâmetros microrganismos, físico-químicos substâncias indesejáveis e/ou tóxicas (como por exemplo nitratos, pesticidas e metais).

Este controlo é efetuado desde a origem (pontos de entrega em alta e captações), após a etapa de tratamento, reservatórios, condutas, até aos locais de consumo, nomeadamente torneira dos consumidores e de acordo com os requisitos legislados, aprovados e inspecionados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Pode beber água da torneira com toda a confiança.

A dureza da água está relacionada com a presença de Cálcio e Magnésio. O grau da dureza é verificado pela concentração de carbonato de cálcio na água.

As águas são vulgarmente classificadas de acordo com o seu grau de dureza, da seguinte forma:

Dureza

Água muito doces ou macias
Água Moderadamente Dura
Água duras
Água muito duras

CaCO3

0 a 60 mg/L
60 a 120 mg/L
120 a 180 mg/L
>180 mg/L

Os níveis de dureza da água de abastecimento distribuída pela Águas de Ourém, atingem valores de ordem dos 31mg/L (Valores do PCQA de 2023), com a classificação de “muito doce ou muito macia”.

Para programar a sua máquina de lavar louça ou roupa deve ter em conta as características indicadas na tabela que a acompanha. De uma forma geral, considera-se água dura a que necessita de quantidades consideráveis de sabão para produzir espuma, e que, quando aquecida, forma incrustações em caldeiras e outros materiais. A dureza da água, quando elevada, conduz à formação de depósitos incómodos.

Sempre que detetar alguma anomalia na cor, no sabor, cheiro ou aspeto da água da rede pública, deverá contactar a Águas de Ourém, através dos contactos abaixo.

Convém saber que o cloro é um agente desinfetante utilizado no tratamento da água para consumo público, em pequenas quantidades que não são prejudiciais à saúde humana, que visa eliminar os microrganismos nocivos (bactérias) à saúde, e evitar doenças. Se o cheiro a cloro for detetável poderá colocar a água da torneira num recipiente em vidro e aguardar uns minutos ou armazenar o mesmo no frigorífico durante um período não superior a 24 horas, ou adicionar gelo ou algumas gotas de limão antes de beber. São medidas simples e fáceis, habitualmente suficientes para eliminar qualquer cheiro desagradável, dado que o cloro se evapora facilmente. Contudo e se apesar destas medidas o cheiro ainda permanecer muito forte, não hesite em entrar em contacto connosco.

Contactos:

Telefone: 249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional), ou

E-mail: qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt.

A água é um produto alimentar, mesmo no congelador a sua qualidade pode alterar. Regularmente faça novos cubos de gelo com água fresca.

A água da torneira é uma água equilibrada, que contém sais dissolvidos em quantidades que são essenciais à saúde. Ela é livre de impurezas, não precisa ser filtrada e é própria para consumo humano. Não há necessidade de equipamento doméstico para o tratamento da água.

O aspeto leitoso verificado deve-se à presença de pequenas bolhas de ar dissolvidas na água. Sempre que ocorre alterações de pressão ou da temperatura da água, a solubilidade do ar na água diminui, provocando a formação de pequenas bolhas de ar que, sob radiação luminosa, toma o aspeto leitoso. No entanto, este fenómeno desaparece rapidamente e a água retoma o seu aspeto normal, ou seja, clara e transparente.

Esta reação não tem qualquer influência na qualidade da água e consequentemente na saúde dos Utilizadores.

Os proprietários dos imóveis são responsáveis por manter a instalação interior de canalização de água em perfeitas condições, de modo a evitar alterações da qualidade da água desde o ponto de entrega (contador) até a torneira (dentro de casa). A idade, os materiais e o estado de conservação das canalizações, de cisternas e hidropressores do prédio (caso existam) podem alterar as características da água, concretamente, o sabor, o cheiro e a cor. Recomenda-se a substituição da rede predial de canalização em ferro fundido ou em chumbo de modo a reduzir ao mínimo os teores de metais na água.

Durante períodos prolongados de ausência de consumo, pode ocorrer alterações na qualidade da água estagnada na tubagem devido à perda de desinfetante residual e ao contacto com os materiais da rede predial, fomentando o crescimento de microrganismos e induzindo o aparecimento de gosto e cheiro na água. Nestes casos, recomenda-se a realização de descarga da água estagnada antes do seu consumo.

Se a habitação possuir um reservatório ou cisterna, deverá ter os seguintes cuidados:

  • A instalação deve encontrar-se em local de fácil acesso, limpo e arejado;
  • Deve possuir tampa adequada ou estar devidamente protegido(a);
  • Realizar pelo menos, anualmente, uma limpeza e desinfeção.

A Águas de Ourém tem uma equipa técnica habilitada para a realização desta atividade com equipamentos e materiais adequados para contacto com água potável.

Contacte-nos através dos contactos abaixo, caso pretenda conhecer as condições dos nossos serviços:

Telefone: 249 540 010 (Chamada para rede fixa nacional) ou

E-mail qualidade-agua.ourem@bewater.com.pt

Balcão Digital

Utilização simples e intuitiva.
Maior comodidade e rapidez no acesso aos serviços prestados.
Visualização de todos os contratos associados à sua conta cliente.
Comunicação de leituras facilitada.
Emissão de alertas para o período ideal de comunicação de leituras.
Histórico de consumos e médias da conta cliente disponíveis.

Grátis: este serviço é totalmente gratuito.
De rápida consulta e fácil organização: toda a informação fica organizada e centralizada, aceda em qualquer lugar.