Eficiência Hídrica

A Eficiência Hídrica no Concelho de Ourém

No concelho de Ourém, a eficiência hídrica tem sido uma prioridade crescente devido à natureza semiárida da região, à forte dependência das reservas aquíferas subterrâneas e à idade das infraestruturas de abastecimento, que exigem um uso eficiente da água. A região enfrenta desafios típicos de áreas do interior de Portugal, como a escassez hídrica, a necessidade de otimizar o uso da água em períodos de seca e o impacto das mudanças climáticas na disponibilidade de recursos hídricos

A Be Water – Águas de Ourém, na sua qualidade de Entidade Gestora para a exploração e gestão do sistema de captação, tratamento e distribuição de água para consumo público do concelho de Ourém, tem promovido a eficiência hídrica no concelho através de uma combinação de tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis, gestão inteligente da água e infraestruturas modernizadas. Além disso, a colaboração entre autoridades locais, grandes utilizadores e o canal HORECA tem sido essencial para garantir que a água seja gerida de forma sustentável, otimizando o uso deste recurso valioso.

Políticas Públicas de Conservação da Água

Plano Nacional de Eficiência Hídrica:

O governo português implementou o Plano Nacional de Eficiência Hídrica (PNEH), com o objetivo de reduzir o consumo de água no país e aumentar a eficiência do uso nos setores agrícola, urbano e industrial. Este plano inclui incentivos para a implementação de tecnologias de eficiência hídrica e campanhas de sensibilização sobre o uso racional da água.

Diretiva Quadro da Água:

Portugal, como membro da União Europeia, segue as diretrizes da Diretiva Quadro da Água (2000/60/CE), que visa proteger as águas superficiais e subterrâneas, estabelecendo objetivos de qualidade da água e incentivando a eficiência no uso dos recursos hídricos. Foi transposta para o direito nacional através da Lei n.º 58/2005, de 29 de dezembro.

Controlo de perdas de água no sistema de abastecimento

A Be Water – Águas de Ourém tem vindo a levar a cabo um programa de controlo e combate às perdas de água na rede pública associado a um conjunto de investimentos incluindo a renovação das redes no concelho cujos benefícios não são apenas económico-financeiros, sociais como ainda ambientais contribuindo de forma significativa à promoção do uso sustentável dos recursos naturais e redução da pegada ambiental.

Gestão Integrada de Recursos Hídricos

A Gestão integrada dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas da região (como a do Tejo e do Sorraia) visa otimizar o uso da água para todos os setores (agrícola, urbano, industrial e ambiental). 

 

Em Ourém há esforços e conciliação entre as diversas entidades envolvidas para coordenar os diferentes usos da água e garantir que os recursos sejam distribuídos de forma justa e eficiente. Como exemplos, os trabalhos e projetos conjuntos com o Município de Ourém e vizinhos, a Proteção Civil, a Águas de Portugal e representantes locais da indústria e canal HORECA, entre outros.

Campanhas de Conscientização

A Be Water – Águas de Ourém tem desenvolvido campanhas de sensibilização sobre o uso racional da água, incentivando a população a adotar práticas de conservação, como a instalação de dispositivos de baixo consumo e a redução do desperdício de água.

 

Estas campanhas incidem particularmente em período de maior aglomeração populacional, acompanhando os fluxos migratórios e religiosos, dadas as características do concelho e a localização do santuário de Fátima e envolventes.

 

Também nos eventos sociais, desportivos, lúdicos e pedagógicos, como a semana da criança, a época balnear do Agroal, as corridas e caminhadas organizadas e as feiras do concelho têm uma presença ativa da Be Water, sempre orientadas para a eficiência hídrica, o uso sustentável da água e a preservação do meio ambiente.